Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

1ª Costureira Modista do Povo Xokleng

Kygkuéj mulher kaingag foi casado com Mõklj indio kaingag, estes são índios naturais do paraná chegaram em aproximadamente 1935 juntamnente com a família de seu pai, trazidos pelo chefe do posto Sr: Eduardo hoerhan, ela cortava e costurava, assim confeccionava as vestimentas como estes falavam, as roupas para os indígenas da Posto Indigena Duque de Caxias na época, pois era a única que tinha habilidade em corte e costura, vamos dizer que ela era á modista dos índios Xokleng também conhecidos como Índios Botucudos, tanto é que eles compravam o tecido com a cor que lhe agradavam e levavam para ela cortar e costurar, eram tantos pedidos e pela necessidade ensinou suas filhias a costurar, desta maneira também ensinou outras mulheres xokleng que tiveram interesse em aprender o corte e a costura, Por tanto foi passado este aprendizado de geração e geração, hoje 30% das mulheres dentro da Terra Indígena La Klãnõ sabem costurar, tanto é que algumas são profissionais da área e trabalham em pequenas empresas de confecções de roupas da região com carteira profissional assinada, mas voltando atualmente esta máquina de custura ainda existe, sua neta Tila Fiamoncine possui em sua residência em itajaí bem conservada.
Foi Assim que começou a trajetória das mulheres costureiras Xokleng.

quinta-feira, 16 de junho de 2011


Esta é a antiga casa do Sr: Eduardo da Silva e Lima Hoerhan em aproximadamente 1915 á 1920, chefe do Posto Indígena Duque de Caxias na época. Hoje Terra Indígena la Klãnõ. Este construiu a casa perto da estrada junto ao rio Hercílio, com intuito de fazer o controle de pessoas estranhas que circulavam por aquele trecho, também o controle das saídas dos indígenas. Atualmente restam a ruína deixada pelo tempo a maior causa é devido as enchentes causada por causa da construção da Barragem Norte, muitos indígenas Xokleng trabalhavam para ele principalmente mulheres para o serviço domésticas, entre estas estava minha bisavó Kóziklã Kuzũg Patté e seu esposo Vãnhpõ Patté que também trabalhou para ele em serviços gerais.
Foi Assim o começo do aprendizado do trabalho doméstico das mulheres Xokleng. Assim foram repassando o conhecimento para suas filhias e noras, para cuidarem a saúde e higiêne de sua casa.
Então Foi Assim

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estes são alguns dos primeiros alunos Indígenas Xokleng, em aproximadamnte 1925, estes tinham interesse em ler e falar em portugues começaram com ensinamento educacional voluntário com a chegada de um professor polonês Mieczszalau Brgezinsk, conhecido como (Professor Maestro) que teve um convívio e o mesmo praticava a leitura e a escrita onde dispertou o interesse do Povo xokleng, mas ele não teve apoio do então chefe da TI, Eduardo de lima e Silva Hoerhan. Mas que mais tarde aceitou esta iniciativa, sendo que alguns anos depois se suícidou encontrado enforcado na escola em que trabalhava, segundo depoimento dos histriadores este teve depressão pois não tinha contato com sua família, pois ele era um refugiado da guerra desta década. Seu corpo foi velado por três dias pelos indígenas com cânticos em Xokleng.
Foi Assim a tragetória da educação escolar indígena.