Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2011

“Foi Assim”
Segundo os anciãos da Terra Indigena La Klãnõ, no município de José Boiteux Santa Catarina, os índios Xokleng dominavam toda região da Serra que se estendia desde os campos de Curitiba. Também a região do Rio Negro até o Rio Grande do Sul, passando pelo vale do Rio Itajaí-Açu ao planalto de Lages, convivendo em grupos de aproximadanete 400 índios nômades, que percorriam por estes pontos atraz de caça, coleta de pinhão e mel. Este trabalho era feito pelos homens, enquanto as mulheres com suas crianças os esperavam nos acampamentos (Valen) ranchos feito com taquaras e folhas de palmeira, as quais duravam semanas ou até mesmo meses.
Aproximadamete em 1800, existia muito conflito com os colonizadores, de ambas as parte . Os mesmos tinham interesse em defender o limite de seu espaço habitação ( terra), porém no início da colonização alemã na região de Blumenau, segundo o historiador, Francisco Kaudag Patté (in memory) “o conflito era muitas vezes em razão da falta de alimento (Akle), porque estavam sendo caçados perseguidos pelos caçadores, os bugreiros” Diz ele (Tóg ge kũta): muitos indios (Ag Lel) foram mortos, os mais valentes (Kávénh há) dos grupos eles enfrentavam os colonos (Zug), porque não suportavam ver seus filhos (Klã) chorar (Plãl) de fome (Kujel), também muitos foram capturados mulheres ( Tá), Crianças (jegõnh). Comenta “por isso que muitos não-indios falam que são descedentes de indios. A arma de fogo do colono era superior do que às flechas, lanças e bordunas dos Índios xokleng , que também feriram e mataram colonos e suas famílias, registrando assim o quase extermínio dos Índios Xokleng.
Segundo os historiadores Índigenas Xokleng :
A fome levou o Povo a lutar e invadir as casas dos não-indios , isso foi o único meio de encontrar alimentos, porem seus pais, avós e bisa-vos eram persseguidos. Pois pegavam as ferramentas de ferro e aço, para fazer pontas de lança (Kalá), flechas (Do) e trocaram as panelas de barro (Kuolo Káme) por as de ferro, Aprendendo a anusear facas (Klágdja), machados (Bég) e foices(Kanhgle). Com estas ferramentas substituiram às lascas de taquara (Vág) e às lâminas de pedra (Kózý).
Segundo o trabalho de pesquisa feito com os anciãos historiadores da Terra indigena La Klãnõ, foi em aproximadamente em 1913 o então Eduardo de Lima e Silva Hoehran (jagál) Serviço de Proteção do Indio (SPI) construiu, junto aos Rio Platê afluente do Rio Hercílio, tipo de ranchos para atrair os indios Xokleng, com um cercadinho com um porco dentro, com objetivo de atrair o índio, de alguma forma tentar o contato pacífico com um pequeno número de Íindios Xokleng, que até então eram considerados índios chucros bárbaros.
Assim então só em 22 de setembro de 1914 que o indigenista do SPI Eduardo de Lima e Silva Hoehran, teve a façanha de ter o primeiro contato com um pequeno numero de índios Xokleng, oferecendo a eles roupas, ferrametas que trazia na canoa. Então foi nesta façanha que foi ferido alguns funcionários do SPI, então tiveram a primeira comunicação com esse grupo, tiveram a ajuda de índios
Kaingang trazidos do Paraná, colocaram em prática a relação internas política e social, oferecendo aos índios roupas e outros utensílios. Portanto nos primeiros anos de “Pacificação” (SILÊNCIAMENTO), houve mortes de aproximadamente 20% do grupo indígena falo de 100 indios, pela constante epidemia de gripe e pneumonia, alguns indios foram mandados de volta para a floresta pelo chefe do Posto Indigena, para evitar que todos fossem infectados, transmitido pelos funcionários contaminados, e depois espalhadas dentro da própria comunidade.
Assim houve então a mudança na alimentação, caça e coleta de alimento era pouco procurado, trocados assim por alimentos cultivados, isso, “refiro-me há mudança cultural", do nomadismo para o sedentarismo. Ensinando assim o aculturamento ao Povo Xokleng os La Kãnõ.
O nomes dos indigenas que fizeram este contato com o funcionário do SPI Eduardo, foram estes; Kóvi e o Võble.
(Kavé Pata, disse aos seus companheiros para fazer contatos com os não-indios, por que eram caçados e houve muita morte da parte dos indios, então queria fazer isso para proteger o povo, as crianças e as mulheres gestantes).
Foi Assim, a exatos 96 anos de Pacifição (SILÊNCIAMNETO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário