Powered By Blogger

terça-feira, 17 de maio de 2011


Este trator certamente alguns anos depois da "pacificação" (Silênciamento) do Povo Xokleng, o Pacificador, Eduardo de Lima Silva e Hoerhan, era um jovem de 20 anos nascido no estado de Rio de Janeiro. Depois que teve contato com os indígenas os ensinou a trabalhar para que os mesmos cultivassem em suas terrras, para que também com isso tivessam sua própria renda, então o SPI (Serviço de Proteção do Indio) Doou este trator e mais algumas ferramentas, então trabalhavam coletivamente, fazendo tipo um mutirão, onde todos participavam, faziam seus trabalhos com alegria. Foi Assim.

3 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de comprimenta-lo pela iniciativa deste projeto. A tempos tem-se a necessidade de ter essas mídias sendo veiculadas com as informações as quais aqui encontradas.(me refiro a mídia, quando essas são sites de relacionamento) . Como publicitário, vejo necessidade de se criar mais matarias a respeito, sendo que as pessoas que não conhecem os Xokleng, nossa tribo, desconhecem o total e qualquer fato que diz a nosso respeito. Sendo uma etnia única no mundo, precisamos fortalecer com material, sendo esse mídias impressas, mídias electrônicas, em fim, para que possamos juntos manter a sobrevivência dos La Klanõ Xokleng. Viso aqui, que este Blog deve ser divulgado como material referecial, tanto de pesquisa quanto de comunicação.
    Resalto que o Grupo Orlando Mongconãnn: Revista Konã, Centro Cultural Orlando Mongconãnn e o OM Studio Som&Video, tem uma grande preocupação com este povo. Pois ao atuar no mercado artístico visamos alguns trabalhos relacionados ao povo, como esxposições de artesamatos, publicicações de literaturas referente, videos como auxilio a sua propagação, apresentação de teatro e dança, etc.. Pois não visamos lucros mas sim, em saber que a magia da arte possa estar perto e contagiar a todos, com toque, som e palavras.
    Mais uma vez parabenizo pela inciativa. Sendo assim, deixo aqui eu como parte da tripo, como profissional de comunicação, como presidente e diretor do Grupo Orlando Mongconãnn a saudação e o prestigio de fazer parte desta TRIBO.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Não teria esta foto do trator em melhor resolução? Obrigado

    ResponderExcluir